Coral Piteri

8 Dicas para organizar uma festa de casamento memorável

festa de casamento

Organizar uma festa de casamento pode dar dor de cabeça, caso ele não seja bem planejado. 

Para evitar esse tipo de problema, separamos 8 dicas para organizar um casamento memorável com uma festa inesquecível. 

Confira nossas dicas abaixo! 

1- Defina um orçamento e cumpra-o 

Os casamentos podem ser muito caros e, como em qualquer outro evento, à medida que o dia se aproxima, você provavelmente precisará considerar coisas que não foram originalmente orçadas. 

Planeje um orçamento e cumpra-o. Se você acha que precisa adicionar certos itens à sua lista de desejos ao se aproximar do casamento, inclua-os no seu orçamento desde o início. Desde o primeiro dia, tente não exceder o valor alocado ao seu orçamento. 

Você excedeu o orçamento para flores? Reduza o orçamento para outro item da sua lista de acordo.  

Portanto, planeje grandes despesas e itens essenciais com prioridade em seu orçamento, para não deixar dúvidas sobre o que deve ser pago, diferentemente das despesas em sua lista de desejos que você pode excluir em a qualquer momento. 

2- Crie uma agenda 

Com o orçamento, o planejamento é a coisa mais importante para organizar um casamento como profissional de eventos.  

Seja razoável na organização do casamento, e verifique se ela corresponde às suas previsões e coloque os prazos em um calendário.  

Para ajudá-lo com seu planejamento, é altamente recomendável que você siga os melhores sites de casamento que, na maioria das vezes, oferecem listas de verificação e agendas.  

Você também precisará ter tempo suficiente antes do casamento para planejar e integrar pedidos que podem levar mais tempo que outros. 

3- Use as ferramentas adequadas 

As ferramentas de eventos são as melhores aliadas do organizador do casamento!  

Além das listas de verificação de casamento online, procure aplicativos de eventos adequados para casamentos que ofereça orçamentos, listas de verificação e lembretes ou use seus aplicativos preferidos para o planejamento de eventos, se preferir.  

Alguns organizadores se sentem mais confortáveis com o Excel, enquanto outros preferem registrar todas as despesas no papel.  

Depende de você. No final do dia, no entanto, certifique-se de acompanhar todas as suas despesas, para facilitar seus esforços na organização do casamento. 

4- Planeje os detalhes  

festa de casamento

Depois que seu orçamento for planejado e o planejamento do casamento estiver concluído, será hora de decidir os detalhes mais importantes de todos.  

Com o tamanho do casamento tendo o maior impacto em seu orçamento, você deve primeiro criar uma lista de convidados e cumpri-la o máximo possível. 

Quando a lista estiver completa, vá para a escolha da recepção, data e tema do casamento. Selecionar a recepção para um casamento é um pouco diferente de outros tipos de eventos. 

Você precisará conhecer os gerentes da sala de recepção, fazer uma lista do que será fornecido no dia do casamento e o que não será, solicitar que eles lhe enviem uma cotação e encontrar as datas de disponibilidade correspondentes ao período em que você deseja que a festa seja feita.  

Antes de assinar o contrato de aluguel do local da recepção (e todos os contratos dos prestadores de serviços), leia-o com atenção e lembre-se de perguntar se seria possível você ir até lá quando um evento ocorrer, para dar uma olhada na sala decorada cheia de convidados!  

É importante que o organizador possa ver o local da recepção em ação antes de confirmar qualquer coisa. 

5- Crie designs de qualidade 

Se você acha que a intervenção de um designer seria adequada para um casamento, não deixe de entrar em contato com ele e pedir sua ajuda no design de letreiros, convites, programas e anúncios! 

Não há nada melhor do que alianças personalizadas e criativas, cujo toque único reflete o estilo e a personalidade do casal! 

Porém, faça pesquisas antes de contratar o profissional para saber se caberá no seu orçamento. 

6- Selecione bons fornecedores  

Selecione com cuidado seus fornecedores. Encontre referências para cada um e crie um banco de dados com os detalhes de contato e uma substituição.  

Afinal, é importante ter um plano B caso o principal fornecedor não cumpra com a sua palavra ou haja qualquer tipo de imprevisto. 

É importante conhecer cada fornecedor e garantir que todos os seus contatos o entendam como se fossem uma extensão sua.  

Juntos, você proporcionará uma experiência memorável para a noiva, o noivo e seus convidados. 

7- Um bom atendimento ao cliente é essencial  

Independentemente do tipo de evento organizado, os profissionais do evento sempre fazem o máximo para garantir um serviço excepcional.  

Ao organizar um casamento, você nunca deve hesitar em fazer o possível para todos os envolvidos.  

Use os prestadores de serviços para oferecer presentes personalizados aos convidados, encontrar presentes especiais para a família dos noivos e personalizá-los. 

8- Tire um tempo para si mesmo 

Afinal, até os planejadores do casamento que vestem o terno do noivo ou da noiva às vezes precisam respirar e descansar no dia do casamento!  

Portanto, para ter certeza de manter o foco em você e se dar um descanso, pode ser muito bom usar os serviços de um coordenador de casamentos que simplesmente assumirá o controle da sua organização, de onde você parou! 

Afinal, muitas empresas de pequenos eventos, especializadas em casamentos, oferecem os serviços de um coordenador a um preço acessível.  

No dia da festa, o serviço deles liberará você da tarefa e garantirá um dia sem estresse, durante o qual você terá a certeza de que todos os seus prestadores de serviços receberão uma recepção excepcional de outro profissional do evento. 

Por fim, você ficará aliviado de saber que colocou alguém competente para dar os toques finais. 

E, claro, vá aproveitar a festa! 

E então, gostou das 8 dicas para organizar um casamento e fazer uma festa memorável? 

Portanto, deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *